quarta-feira, junho 29, 2011

Dica da Pri: Conservando suas figuras

Essa semana tive uma agradável surpresa! Um leitor aqui do blog, o Joel, entrou em contato comigo pois tinha interesse na Asuka Langley, que aliás já está em suas mãos ^__^ Então durante a troca de e-mails, ele me fez uma pergunta: tem problema colocar as figuras dentro de uma estante com vidros? Que cuidados devemos ter com as figuras?

Na hora, eu tive ideia de fazer um post com esse assunto! Dessa forma, eu posso responder a ele e a outras pessoas que tem a mesma dúvida e até mesmo aprender mais durante minha pesquisa!
Então o post a seguir foi feito com base na minha experiências, dos meus amigos e de pesquisa pela net!!


ESTANTES E EXPOSITORES
Uma das primeiras coisas que vai notar quando começar sua coleção além da sua conta bancária diminuir é o volume (?) de poeira aumentando significativamente no seu quarto. É inacreditável, mas as figuras pareçem ter uma espécie de imã pra poeira O_O Então você se esbarra com o primeiro obstáculo para conservar sua coleção.

Além de ser chato ficar limpando toda hora, a poeira pode escurecer a figura dependendo do material dela. Então, a solução pra evitar o acúmulo excessivo de poeira é um expositor com vidros ou um estante com porta de vidro. Aí fica ao seu gosto, eu dei preferência a estante em processo de construção pois além das figuras tenho mangás pra guardar.

Então só há benefícios em colocar suas figuras em um expositor =)


COMO LIMPAR?
Já ouvi coisas absurdas sobre como limpar uma figura: secador, escova de dentes, etc. Porém o método mais eficiente pra mim é o velho pincel, ops, velho não tem que ser novinho xD
Porém, deve-se tomar cuidado com as cerdas do pincel, algumas são duras e podem riscar a figura (como o caso da escova de dente). Então a minha dica, vai pro "pincel para base". É um pincel pra maquiagem com as cerdas bemmm macias, e ao contrário do "pincel para pó/blush" ele é mais firme e resistente. Para os meninos se situarem, aqui está a foto:



Mas também não podemos deixar de lado o velho paninho úmido e o aspirador de pó, afinal quando tiramos a poeira, ela sobe e desce toda de volta pra figura xD Também tentei também usar o secador, mas realmente não funciona, a única coisa que voa é a figura, o pó continua todo lá xD.

As figuras podem ser lavadas em água corrente secar a sombra xD Essa é a dica do Leo!


Sendo assim, não usem substâncias abrasivas como sabão em pó, detergentes e afins. Nunca ouvi nenhum relatado de alguém usando isso, mas de qualquer forma é sempre bom lembrar ;D


TOMBAMENTO / INCLINAÇÃO
Observe sempre suas figuras!  Mesmo que tenham exelentes fabricantes, as vezes pode aconteçer de uma figura não ser tão bem projetada e com o tempo acabar tombando.
Dentre as minhas figuras, tenho algumas que possívelmente apresentarão problemas no futuro. A maioria são aquelas que tem o apoio em um pé só, como é o caso da Mikuru Waitress do Atelier Sai e da Chii da Artstorm, que inclusive já existem relatos de tombamento. Então quando adquirir uma figura dessas que são muito pesadas e aparentemente instáveis, começe a planejar algum apoio pra elas, para evitar o tombamento. derrepente um pequeno suporte de acrílico já evita o problema ^_^
Outras figuras que já vi relato de inclinação: Rize por Good Smile Company, Chii por Artstorm, Asahina Mikuru Waitress por Atelier Sai, Saber Swiming Suit por Clayz.



RECOMENDAÇÕES GERAIS
Se caso for usar luzes para iluminar o expositor ou estante, usar luzes de LED que são frias!

Atenção fumantes! Fumaça de cigarro escureçe qualquer coisa, e vai escurecer sua figura também! Então, No smoking! Preserve sua figura e seu pulmão! O Ministério da Saúde agradeçe ;)

Não deixe exposto ao sol ou calor exessivo. Por isso evite guardar as caixas em lugares extremamente abafados como guarda-roupas, cômodas, etc. No meu caso que moro no Rio e faz muito calor aqui, meu blister (aquele plastico que vem dentro da caixa) ficou meio distorcido com o calor O_O. Veja as fotos da minha Hatsune Miku da Sega:


(clique nas fotos para ver maior)


Sempre que for limpar a figura, segure pelo corpo e nunca pela base.

Para quem tem a casa muito únida, vai a dica do Paulinho: limpar a cada 15 dias e colocar folhas de jornais para absorver a umidade!

Não monte e desmonte sua figura constantemente! Lembre-se que elas não foram projetadas para serem manuseadas com frequência, então evite o máximo fazer isso. Por mais cuidadoso que seja, isso pode ocasionar quedas ou até mesmo a quebra dos pinos da base, como é o caso da minha Mikuru-chan:



Agradecimento especial ao Joel que inspirou a ideia do post, e ao Leo e o Paulo Eduardo que me ajudaram com algumas dicas ^_^


Até o próximo post!!

5 comentários:

  1. Vc escreve muito bem Pri o.o',vlw por colocar meu nome no post. Tmb tenho uma figura com o "pics" debaixo do pé quebrado,sorte que essa figura os 2 pés tem,então não fica torta nem nada, UFA o/

    ResponderExcluir
  2. Oi ^^ Boa tarde,

    Achei muito legal as dicas que vc escreveu sobre como limpa-las ^^ Na verdade sou meio nova colecionando figures, tanto que nem tive coragem de deixar as que eu tenho fora da caixa por medo de sujar ^^!!! E eu também não sabia que as figures poderiam tombar... o.o Vou seguir a dica e procurar um suporte para a Black Gold Saw Animation Ver. que ainda vai chegar ^^ Muito obrigado ^^

    ResponderExcluir
  3. Olá Andrea! É sempre bom dar uma pesquisada pela internet para saber se já aconteçeu com alguém, no caso as figuras que citei, já vi alguns reviews falando sobre ^^

    Obrigada pelo seu comentário! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu costumo limpar com um pincel com a cerda macia e aspirador de pó, mas as vezes tem umas figuras com roupa clara que ficam escuras. Eu coloquei na água e não tive problemas ^^

    Depois que fiz a minha estante, a poeira diminuiu muito! Já tem 3 meses e a poeira é quase nenhuma!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo artigo Pri-chin ^^/

    Olha só... eu já usei detergente neutro, mas vou explicar pq. Já recebi um nendoroid (a Miku HMO) e ela estava grudenta. Os rostos e algumas partes das mãos estavam pegajosas e acabava sujando todo o resto. Então coloquei um pouco de detergente neutro nas mãos e lavei essas partes. Deixei secar de um dia pro outro e o pegajoso diminuiu bastante. Não houve dano nenhum.
    =]

    Geeente eu que morava em Bangu, concentração de todo o calor do Hell de Janeiro, nunca tive esse problema com o blister O_O que medo.

    inte mais o/

    ResponderExcluir