quarta-feira, janeiro 12, 2011

Vamos falar sobre figures?

Hoje vou falar um pouquinho sobre as figuras em PVC. Primeiro, vamos a uma breve explicação sobre o assunto ^__^

Pra nós brasileiros que não temos o costume de ver ou colecionar figuras, a melhor nomeclatura acredito que seja estátua, pois acho que figura é um termo bem vago, tem mais sentido no inglês, não que esteja errado, mas as pessoas tem mais dificuldade de entender do que se trata. Há também quem chame de bonecas não são bonecas #%$#%$#, isso sim é errado, já que boneca é outra coisa (vou explicar melhor isso mais pra frente).

As figuras podem ser inspiradas em anime/mangá, jogos, cinema/tv, desenhos, etc. Existem vários tamanhos e tipos, vou explicando cada para que fique mais fácil:


Completed Models/Modelo Completo: São figuras que já vem prontinhas, é só tirar da caixa e colocar na base *ah felicidade*.

Elas são feitas em escalas 1/10, 1/8, 1/7, 1/6, etc. Isso significa que elas tem em torno de 18 cm, 20 cm, 22 cm, 25 cm. Na verdade, o tamanho real deveria ser 1/8 do tamanho do personagem, por exemplo: um personagem tem 1,70m, o tamanho da figura seria de aproximadamente 21 cm. Claro, isso nem sempre acontece, as vezes o fabricante conta a base no tamanho, as vezes eles fazem maior, ou seja, essa escala nem sempre é seguida a risca. Então, ficamos só com a noção de que elas giram em torno de 18 ou 20 ou 22 ou 25 cm.

Todos os modelos completos são estáticos, não possuem articulações ou qualquer outra coisa que a faça se mover. Recentemente, muitas tem vindo com outra face, outro braço, etc, o que altera a pose da figura.

As figuras são esculpidas, e então entram no processo de produção que é de responsabilidade de um fabricante, como por exemplo a Ater, Megahouse, Good Smile Company, Sega, Bandai, Gift, Kotobukiya, Max Factory, Clayz, Wave, etc. Há também algumas figuras que tem tiragem "exclusiva" ou seja, não são comercializades em grande quantidade.

Estes são um exemplos de um modelo completo. A Saber foi esculpida pelo Toda Satoshi e comercializada pela Gift. Já a Rin foi esculpida pelo Yokota Ken e comercializada pela Good Smile Company.
E que exemplo lindo né? A gift arrasou nessa Saber Lily e a GSC também.


Action Figure ~ Figuras de ação: são figuras articuladas e podem ou não ser pequenas. É um tipo de figura que você tem várias possibilidades, tanto de poses, quanto de expressão (algumas). Acredito que hoje as figuras de ação mais consumidas pelo mercado sejam a Figma (produzida pela Max Factory), o Nendoroid (produzido pela GSC) e o Cloth Myth (produzido pela Bandai).

Segue abaixo os exemplos, Figma, Nendoroi e Cloth Myth respectivamente:






Gashapons/Traind figures: os gashapons e traind figures a primeira vista parecem a mesma coisa, eles se difrem a principio pela embalagem e o modo como são vendidos. Gashapons são conseguidos em máquinas, você coloca um moedinha e cai uma capsula. A qualidade é um pouco inferior a dos tradings, eles vem desmontados e tem de 5 à 10 cm aproximadamente. Trading Figures são vendidos em caixas, normalmente em "lote" de figuras aleatórias e tem uma qualidade melhor do que os gashapons.

Este é um exemplo de uma máquina onde você consegue gashapons, com certeza familiar, já que cansamos de pegar "pererecas" e chaveirinhos nelas, só não eram tão sofisticadas, rs. Logo em seguida, um exemplo de gashapon e traind figure.







Garage/Resin kit:  são figuras que ainda necessitam de montagem e pintura. Os garages kits são bem encantadores, você tem um número imenso de figuras que nunca foram lançadas por nenhum fabricante. Além do que, deve ser super legal pintar e montar tudo *__*

Segue abaixo um exemplo de garage kit demontado e depois pronto.




Dolls ~ Bonecas:  Como o nome já diz, são bonecas mesmo, tipo Barbie. As dolls são articuldas, tem cabelo de fibra de kanekalon (?) e as roupinhas são de tecido mesmo. Algumas como a Pullip e a Blythe  removem os olhos e as perucas. Você pode ter uma doll completamente nova.

Aqui fica minha contribuição com um pouquinho que eu sei. Espero que sirva para exclarecer algumas dúvidas a respeito das figuras, caso encontrem algum erro, é só avisar!



Beijinhos ^^

4 comentários:

  1. Ótimo seu blog. Apesar de não ser colecionador, adoro as miniaturas de animes. Será q encontro lojas no Brasil que vendem estes produtos?

    Um beijo e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!
    Aprendo cada vez mais sobre minha paixão aqui :3
    Obrigada Pri!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do Garage/Resin kit, nem sabia que existia.
    Ótimo post! Super esclarecedor, principalmente pra mim que começou a colecionar agora. Aliás o blog está cheio de matérias boas, parabéns! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lanny, Obrigada pelo comentário! Que bom que está gostando do blog :) Volte sempre :D

      Excluir